O teleatendimento, que chamamos informalmente de atendimento online, trata-se de uma modalidade clínica que não concorre com a atividade presencial. Podem ser complementares ou não.
A telefonoaudiologia foi regulamentada em março de 2020, diante da pandemia do Corona vírus. (Conselho Federal de Fonoaudiologia).
Assim, por se tratar de uma modalidade recente, precisamos de muito estudo e repertório clínico para que possamos garantir o que está previsto no código de ética do Conselho Federal de Fonoaudiologia: a mesma qualidade do atendimento tal como se dá em consulta presencial.
Além disso, destaco que o atendimento online responde às mesmas responsabilidades éticas do atendimento presencial:
– sigilo;
– confidencialidade de dados;
– acertos contratuais;
– utilização das melhores técnicas disponíveis frente cada demanda.
Acrescido que, diante de pacientes como crianças pequenas ou que tenham qualquer dificuldade de técnica do uso das tecnologias adotadas, se faz imprescindível a presença de um FACILITADOR que o acompanhe presencialmente durante a teleconsulta (pai/ mãe/ cuidador).
Do ponto de vista técnico, os Fonoaudiólogos tem trabalhado fortemente na formação de profissionais em telefonaudiologia.