Organizadores: Malka Birkman Toledano e Cristina Ornelas Peralta.
Este livro nasceu do desejo de reunir diferentes perspectivas de profissionais que atuam diretamente com bebês e crianças pequenas (de 0 a 3 anos) e suas famílias.
O objetivo é a construção de um conhecimento ampliado, atualizado e integrado acerca desse momento da vida, sob os pontos de vista subjetivo e objetivo.
Editores: Adriana Trejger Kachani e Patricia Gipsztejn Jacobsohn.
A imagem corporal é um construto complexo, que atravessa o psíquico, o biológico e o sociocultural. É uma experiência subjetiva em constante mutação, que se entrelaça com a história pessoal, com os vínculos primários, com os imperativos sociais e com as marcas da existência. É justamente por essa complexidade que a imagem corporal pode ser gatilho para diversos sofrimentos, patologias e conflitivas.
Capítulo do livro:
PONTOS-CHAVE
A constituição da identidade corporal ocorre por meio do contato com o outro, uma vez que o sujeito apenas se constitui enquanto tal a partir dessas interações.
O corpo da criança, antes de ser visto por si mesma, é visto pelo olhar do adulto cuidador, o que implica registros de si em camadas. O reconhecimento da imagem no espelho representa um marco essencial no desenvolvimento da subjetividade, permitindo a distinção entre o eu e o outro.
Em sociedades que supervalorizam a aparência em detrimento da subjetividade, observa-se uma tendência à sobreposição da imagem refletida sobre a experiência interna do sujeito. Esse fenômeno pode gerar sentimentos de inadequação e distorção da própria autoimagem.
Estudos sobre transtornos alimentares indicam que uma imagem corporal să pode atuar como fator protetivo.
O capítulo apresenta vinhetas clínicas relacionadas à psicanálise
e à fonoaudiologia.
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